domingo, 17 de maio de 2015

BONECO CONFECCIONANDO E BRINCANDO...

BONECO DANÇANTE:

Depois de lermos o livro "Brinquedo" de André Neves, aliás, trata-se de um livro elaborado somente por meio da linguagem não-verbal, discutimos na roda de conversa a questão do cuidado com nossos pertences, brinquedos, livros... Assim, as crianças distinguiram muito bem duas realidades antagônicas reveladas na história: crianças com muitos brinquedos não dando valor devido às suas coisas, destruindo, quebrando... e outras crianças que trabalham como catadores de lixo, arrumando, cuidando, organizando seus achados e pertences.
Diante dessa reflexão, propusemos então, construir um boneco brinquedo na escola, o qual iríamos cuidar bem dele, dar um nome a ele, brincar com ele.
E assim o fizemos:
As crianças brincaram com o boneco, dramatizaram cenas, quiseram mostrar para os funcionários da escola, criaram formas de carregá-los, conversaram com as pessoas que perguntavam sobre o boneco... Contudo, a oralidade na brincadeira esteve também muito presente, dessa forma a organização do pensamento foi contemplada nesta situação plural de aprendizagem... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário