domingo, 26 de abril de 2015

A MATEMÁTICA NO UNIVERSO INFANTIL

A construção do número pela criança pequena

        A reflexão que fazemos a respeito de como a criança da educação infantil de 4 e 5 anos de idade aprende os conceitos matemáticos, sobretudo a construção da ideia do número, ou seja, a relação da nomenclatura, da palavra, do símbolo com a quantidade representativa se sustenta por meio das nossas leituras dos conhecimentos produzidos por teóricos estudiosos do desenvolvimento da criança como Piaget, Wallon, Freinet, Vigotsky e outros contemporâneos, bem como nossas experiências de observação da ação da criança, das experiências oportunizadas, dos ambientes disponibilizados para a criança brincar, jogar, raciocinar, explorar possibilidades, vivenviar conclusões, pesquisar,  ampliar significado, perceber relações com conhecimentos anteriores, enfim constituir sentido nas redes associativas da cognição que se comunica com a emoção, com o corpo e as interações sociais.
        Diante do exposto, enquanto a criança canta e brinca com as músicas, parlendas da cultura infantil ela constrói significados a respeito da construção dos números.
       A criança ouve as histórias, dramatiza as situações, reconta a história, copia as letras do seu nome, conta suas letras, conta as crianças presentes e as que faltaram por meio das fotos na casinha, conta o dia no calendário, registra com a professora a quantidade de crianças, separa as pecinhas por cores, brinca com massinha, divide a massinha com o grupo, joga bola na quadra, brinca de amarelinha, boliche, peteca, de bicicleta, no tanque de areia com os objetos, percebe a rotina do dia, as mudanças... Quantos conceitos matemáticos estão presentes na ação das crianças na escola.
        Dessa forma, a criança explorando o próprio corpo, brincando com as partes do seu corpo aprende muitos conceitos matemáticos.
      Assim, a matemática na Educação Infantil deve acontecer por meio das brincadeiras, da linguagem corporal, da ação da criança... Contudo, o professor deverá provocá-la, desafiá-la elaborando situações de aprendizagem para ampliar seu pensamento, aproveitar as situações das brincadeiras ou até das histórias lidas, contadas...
      Neste mês observamos o quanto as crianças aprenderam em relação à construção do número por meio da caça aos ovos de EVA ou de verdade no parque e os desdobramentos da ação pedagógica, como um exemplo...
        A brincadeira do resgate com corda no morro da goiabeira, de um a um, a contagem final, como outro exemplo.
        E, quando a situação é registrada no papel deverá ser de fato significativa para a criança elaborar associação e não apenas como atividade que alguém deu para ela executar.
         


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